A VIVÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Resumo
“O Programa de Residência Pedagógica – RP faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo objetivo é a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica.” Em outubro de 2020, teve início o período como bolsista da RP no curso de licenciatura em Física. Desde então, imerso em um processo que perdura até hoje de aprendizados diversos e vivências sobre a sala de aula e sobre o ensino da escola básica pública em Fortaleza. Nesse mesmo período, o mundo vivencia a pandemia causada pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19) que trouxe a necessidade do isolamento social, provocando a suspensão das aulas presenciais e a adoção do formato de aulas remotas. Na busca por formar profissionais qualificados e com diversas experiências, o projeto desenvolveu estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da leitura de textos próprios e artigos de visões a favor e contrárias à BNCC. Do que foi estudado, percebi a necessidade de abordar novas metodologias de ensino que trouxessem mais responsabilidade e participação do aluno. Neste sentido, planejamos a implementação de um projeto pautado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) depois da leitura de artigos sobre tal metodologia. Daí, criamos uma sequência didática capaz de ser executada nas escolas conveniadas. Esse processo está em fase de testes para uma futura execução, prevista para setembro deste ano. Além disso, participei concomitantemente de observações da realidade escolar na qual cada bolsista esteve associado a uma escola para aprofundar-se nesse processo. No entanto, este ficou bastante prejudicado devido à pandemia e na tentativa de diminuir os danos, foram feitas pesquisas de caráter socioeconômico-cultural com os estudantes, entrevistas com a Diretoria da Escola e com a professora responsável pela educação inclusiva e leitura do Projeto Político Pedagógico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
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