ABORDAGEM DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS PARA MELHOR APRENDIZADO DOS ALUNOS

Autores

  • Priscila Leite da Silva
  • Afranio de Araujo Coelho

Resumo

A residência pedagogia - RP é uma ação para integralizar a política nacional de formação de professores com a prática e aperfeiçoamento de nós alunos das licenciaturas. A RP nos ajuda a aperfeiçoar nossas praticas de ensino. Eu, como bolsista, estou tendo grande proveito dessa oportunidade. Desde o começo do subprojeto de física da RP, estamos trabalhando de forma remota. Estamos desenvolvendo junto com o coordenador e com os preceptores metodologias para melhorar a nossa forma de ensinar os alunos. Nosso projeto consiste em abordar as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Aprendizagem Baseadas em Problemas (ABP), e a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), buscando uma melhor forma para fazer com que o aluno aprenda. Com efeito, seguindo as orientações da CAPES, buscamos inicialmente estudar e analisar criticamente a BNCC. A partir da leitura de documentos oficiais e textos acadêmicos, podemos concluir que abordagems de ensino baseadas em ABP e CTS estaria de acordo com os objetivos da BNCC. Desta forma, elaboramos uma sequência didática fundamamentada na ABP/CTS. Esse projeto nos está sendo muito importante além de poder promover melhores resultados na aprendizagem de dos nossos alunos nas escolas conveniadas. Dessa forma estamos elaborando métodos usados entre nós bolsistas para que, de forma sequencial, sejamos capazes de fazer tal aplicação com os alunos em sala de aula real. Acreditamos que uma boa base de estudos sobre as abordagens ativas e levando em consideração que a educação é de extrema importância para o futuro do Brasil, acredito que o trabalho que estamos realizando na RP, além de mim, será também proveitoso para os alunos aos quais estarei dando apoio pedagógico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica