ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ATIVIDADES DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADAS EM UMA TURMA DE 2š ANO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Mauricelia Lima Neres
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever as atividades de uma sequência didática com a temática “Cultura Popular e letramentos” desenvolvidas e aplicadas junto a uma turma de 2º ano de uma escola pública de Fortaleza, na modalidade de ensino remoto. A partir da perspectiva da alfabetização e do letramento, com referencial teórico em Soares (2020) e Morais (2020), utilizamos os gêneros textuais Lenda e Parlenda para desenvolver atividades de produção oral e escrita, e de identificação de palavras iniciando com determinada sílaba. Esse estudo tem abordagem qualitativa do tipo exploratória, no qual apresentamos os procedimentos para o desenvolvimento das atividades disponibilizadas através de grupo de WhatsApp da turma, onde foram utilizados como instrumentos: vídeos, imagens e jogo virtual. Considerando que conforme Soares (2020) o texto é o eixo central do processo de alfabetização, buscamos utilizar esse recurso explorando as habilidades de leitura e escrita através de propostas motivadoras e acessíveis a realidade dos alunos. Como principal desafio destacamos as dificuldades do ensino remoto na rede pública, devido as condições socioeconômicas das famílias, o que limitou a participação da turma. Analisando as devolutivas, entendemos que a utilização de imagens e o estímulo a oralidade despertaram o interesse das crianças e ampliaram sua cultura. E segundo Morais (2020) a verbalização e o uso de figuras tem papel importante para a promoção da consciência fonológica, favorecem a reflexão sobre as palavras. Nesse sentido, concluímos que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para o processo de alfabetização e letramento dos alunos, sendo que a ludicidade foi um fator significativo para a interação e envolvimento em sua realização. Portanto, consideramos o trabalho realizado relevante tanto para o processo de aprendizagem, alfabetização e sensibilização estética dos alunos quanto para nossa formação docente diante do contexto do ensino remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica