ANÁLISE DE NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA: COMO A RP AUXILIOU NO “SER PROFESSORA”?

Autores

  • Yvana Patricia da Silva Barros
  • Daniel Esses Nobre
  • Lara da Silva Oliveira
  • Samuel Oliveira de Sousa
  • Mayra Klyvia Rodrigues Carneiro
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

O “ser professor” é algo bastante complexo, sobretudo na formação inicial docente, visto que é neste período que o licenciando está iniciando sua inserção em ambientes escolares. Esse processo demanda tempo e diversas vivências para se constituir, ser percebido, compreendido e “consolidado”. Nesse aspecto, a Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo inserir os licenciandos no contexto da educação básica, com o intuito de promover o aperfeiçoamento da formação docente diante de experiências vivenciadas, tais experiências permitem que o sujeito desenvolva o “ser professor”, isto através de regências, reuniões formativas, momentos de partilha, observações e entre outros. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo compreender, através da análise das minhas narrativas de experiência, produzidas entre o período de dezembro de 2020 e março de 2021, como a RP contribuiu para a construção do “ser professora”. Nesse caso, eu me configuro como a narradora e pesquisadora deste trabalho. Para isso, foram analisadas três narrativas de experiência, produzidas como parte das atividades formativas propostas pelo Docente Orientador do programa. A partir das análises, pude assimilar como as várias vivências possibilitadas pela RP foram de suma importância para a construção da minha identidade profissional como docente, uma vez que o programa proporcionou espaços para viver o “ser professora” em seus mais diversos aspectos, e proporcionou ainda, meios de entender a importância do papel professor com o pensar crítico. Dessa forma, é de grande relevância entender que a RP possui um papel tão fundamental na formação inicial de professores, na construção do “ser professor”, uma vez que entender, perceber e refletir sobre o significado em ser professor está diretamente relacionado com a identificação com a profissão docente e concomitantemente, com a melhoria da educação básica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica