AS CONTRIBUIÇÕES DAS ARTES VISUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE VIVÊNCIAS REMOTAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA- PEDAGOGIA

Autores

  • Milena Emilly Oliveira Silva
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental, de uma turma do 2° ano, por meio das vivências remotas proporcionadas pela Residência Pedagógica subprojeto Pedagogia- UFC, em uma escola municipal da cidade de Fortaleza- CE. O aporte teórico para o alcance desse objetivo foi a partir das ideias DUARTE JÚNIOR (1991); BARBOSA(2002) e BUORO(2008), que versam sobre a prática artística no processo de desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social dos alunos. As atividades expressivas artística também colaboram com a alfabetização e o letramento estético pois são elementos que se relacionam na perspectiva simbólica e representativa. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa do tipo exploratória, e os procedimentos metodológicos adotados envolveram: Aplicação a distância de atividades que exploram o desenho e pintura. O período destinado a pesquisa foi de Fevereiro/Agosto de 2021. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que de acordo com BUORO (2008), atividades artísticas com desenhos e pinturas, promovem aprendizagens significativas, visto que estimulam a criatividade, autonomia e confiança dos alunos. Na turma do 2° ano, é possível supor que as artes visuais instigam o pensamento criativo dos alunos, motivando a participação nas vivências. Dessa forma as atividades realizadas de cunho expressivo foram ampliando um repertório cultural, estético, social e linguístico, tão essenciais para o objetivo do programa Residência Pedagógica. Pode-se concluir através desta pesquisa que as contribuições das artes visuais são de potencializar os processos de aprendizagem, utilizando como recurso pedagógico a arte no cotidiano escolar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica