AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E ELABORAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Ravenna de Freitas Pinto
  • Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier
  • Ana Alice Lopes Bezerra
  • Aldemir Bezerra Santos
  • Luciana Venâncio
  • Luciana Venancio

Resumo

Introdução: O mundo inteiro foi afetado pela pandemia da Covid-19, incluindo os sistemas educacionais as aulas presenciais foram suspensas e a implementação de meios tecnológicos foi elaborada na tentativa de suprir a ausência das salas de aula. No Brasil foi adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que possibilita a interação em tempo real dos/as alunos/as em atividades síncronas - como a plataforma Google Meet - e atividades assíncronas para tarefas posteriores à aula. Objetivo: Identificar estratégias que atendam as necessidades pedagógicas dos/as estudantes no contexto pandêmico. Metodologia: Através das implementações das estratégias foi observado que os/as estudantes se mostraram mais participativos. Resultados: Diante das novas condições, foram observados diferentes desafios enfrentados nas aulas de Educação Física(EF) na EEM Figueiredo Correia, localizada em Fortaleza-CE, que demandaram a cooperação de Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica (RP). Além dos diversos problemas estruturais que impossibilitam os/as alunos/as de acompanhar as aulas remotas pelo não acesso à internet e/ou aos aparelhos eletrônicos, há dificuldades em se adaptarem ao formato remoto, em diferentes aspectos, como a falta de concentração, falta de estrutura para os momentos de estudos, divisão das funções do ambiente de estudo e do lar. Conclusão: Os/As residentes precisaram desenvolver novas estratégias para "resgatar" e manter o foco de atenção dos/as discentes, utilizando materiais impressos para quem não tem acesso à internet, apresentações de slides com o conteúdo da disciplina, a presença interativa de memes e/ou personagens de desenho animado, animes e jogos eletrônicos. Além disso, a utilização da fala mais informal, com uso de gírias - aproximando-se do vocabulário coloquial dos/as estudantes - gerou maior identificação para que se sentissem à vontade ao participar de forma mais ativa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica