AS POSSIBILIDADES DE TRABALHAR O CONTEÚDO JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Raiany Kelly Abreu de Oliveira
  • Ravenna de Freitas Pinto
  • Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier
  • Luciana Venâncio
  • Luciana Venancio

Resumo

Devido ao contexto pandêmico, no qual, ainda estamos inseridos(as), causado pela Covid-19, surgiu a necessidade dos(as) professores(as) adaptarem às diversas estratégias de ensino e aprendizagem e, também, estabelecerem novas formas efetivas de participação e mobilização dos(as) estudantes nas aulas/situações de aprendizagens, seja de forma síncrona ou assíncrona nos diferentes níveis do ensino básico, considerando as diferentes realidades brasileiras. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de criação de História em Quadrinhos (HQ) ‘’Aventuras de Enzo e Valentina’’ nas aulas de Educação Física na e com a Educação Infantil e Ensino Fundamental nos anos iniciais em uma escola municipal de Fortaleza, como possibilidade no ensino remoto com os jogos e brincadeiras. Este trabalho é de caráter qualitativo, realizado no formato de relato de experiência de uma atuação de estudantes-residentes pedagógicos de Educação Física em conjunto com uma professora supervisora no estágio supervisionado, por meio de um quadrinho colaborativo criado na plataforma Canva. A construção da HQ é desenvolvida semanalmente a partir da tematização de quatro blocos de conteúdos (cultura, movimento, corpo e ambiente) por uma perspectiva da complexidade, convergência e integração, apontada por Sanches Neto e Betti. As tirinhas interativas em conjunto com convites para participação das brincadeiras apresentadas, áudios e vídeos sobre os quadrinhos, dentre outras, formam as estratégias utilizadas pelo grupo. Como resultado deste formato de tematização da Cultural Corporal do Movimento (CCM), obtivemos que a história propõe diálogos interativos a respeito das brincadeiras, jogos populares e dos povos africanos e indígenas, trazendo elementos culturais, sociais e do ambiente, permitindo falas e escutas atentas sobre os saberes que as crianças produzem e reproduzem, transgredindo de uma perspectiva limitada de mera reprodução de movimentos para uma visão ampliada da CCM.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica