BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS TRADICIONAIS: APRENDENDO SOBRE CULTURA POPULAR NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Fernanda de Freitas Sousa
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiências sobre as vivências como bolsista do Programa Residência Pedagógica - PRP no ensino remoto e tem como objetivo refletir sobre a importância de trabalhar a Cultura Popular na infância. A Cultura Popular Brasileira é muito rica, engloba músicas e danças, culinária, vestimentas e tradições, o que inclui também jogos, brinquedos e brincadeiras. Trazer estes traços da cultura para sala de aula é um modo de valorizar nossa diversidade, de conhecer nossa história, de construir nossa identidade e de estimular nosso senso de coletividade e de pertencimento. Esta pesquisa qualitativa e exploratória, fundamentada a partir dos estudos de Kishimoto (1993) sobre as origens dos nossos jogos tradicionais e as observações de Rocha (2016) sobre a cultura e o brincar, evidencia os resultados do trabalho com uma sequência didática realizada em uma turma de 3° ano. A sequência didática de tema “ Cultura popular e letramento” buscou explorar as múltiplas linguagens das crianças a fim de desenvolver a leitura e a escrita. Nessas vivências, as crianças tiveram a oportunidade de explorar seus conhecimentos prévios bem como adquirir novos. Trabalhamos com a literatura em cordel, as lendas e tradições folclóricas, e considerando os interesses e as demandas da turma, as brincadeiras e os brinquedos tradicionais. Concluiu-se que atingimos não só os objetivos centrados na alfabetização e no letramento, mas conseguimos aproximar as crianças de sua cultura local, engrandecer o repertório sociocultural, estimular o sentimento de pertencimento e propiciar um maior conhecimento das tradições e costumes da nossa cultura popular brasileira.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica