COMO ALFABETIZAR NO ENSINO REMOTO? - DESAFIOS DOCENTES NA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA-CEARÁ

Autores

  • Iago Henrique de Carvalho Martins
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

O ciclo de alfabetização é um período de grande importância no desenvolvimento dos estudantes que foi significativamente prejudicado pela pandemia da COVID-19. Com a suspensão das aulas presenciais, a relação alfabetizadora-aluno, que é um aspecto fundamental desse ciclo, foi drasticamente afetada. Fundamentado nas obras de SOARES (2020, 2016) e nos resultados do primeiro relatório da pesquisa “Alfabetização em Rede” (2020), o presente trabalho tem o objetivo de descrever os desafios para a alfabetização no ensino remoto apresentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de Fortaleza - CE. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório, e a coleta de dados se deu com entrevistas semi-estruturadas feitas por videochamada. Como professores e residentes do programa Residência Pedagógica ressignificaram suas práticas pedagógicas diante da pandemia e da imposição do isolamento social? Qual a função das tecnologias digitais nesse processo? Os resultados parciais apontam que todas as docentes entrevistadas tiveram dificuldades em adaptar-se ao formato remoto de ensino, sendo as principais queixas: o desconhecimento no uso de ferramentas digitais e a ruptura na relação alfabetizadora-criança. Portanto, conclui-se que é possível alfabetizar no ensino remoto por meio dos recursos digitais atualmente disponíveis, entretanto, não é o formato ideal para que esse processo tão importante na vida dos estudantes ocorra.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica