CONTEXTUALIZANDO A QUÍMICA A PARTIR DO DESASTRE AMBIENTAL OCORRIDO NO NORDESTE EM 2019

Autores

  • Vanessa Duarte de Sousa
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

O desastre ambiental ocorrido no Nordeste em 2019 é considerado o maior já registrado no Brasil, onde todo o litoral nordestino foi atingido por óleo denso e de origem desconhecida. Em decorrência disso, diversos impactos foram gerados. Tendo em vista a dimensão dos impactos provocados por esse derramamento de óleo, surgiu a necessidade de propor uma abordagem pedagógica para chamar a atenção de estudantes em relação a esse tema, para isso contou-se com a Educação Ambiental (EA). Diante disso, este trabalho buscou promover a EA a partir desse desastre ambiental, por meio de uma abordagem pedagógica utilizando metodologias ativas e recursos digitais. Inicialmente realizou-se uma análise no documento norteador da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente a temática ambiental. Após isso, foram realizadas algumas atividades com duas turmas do terceiro ano da EEEP Joaquim Nogueira dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Hospedagem, no qual envolviam pesquisa, sala de aula invertida e gamificação. Por fim, pode-se constatar que a temática ambiental é discutida no documento da BNCC apenas nas áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas que acaba impossibilitando a discussão sobre a EA entre as áreas de conhecimento. A abordagem pedagógica utilizada no Ensino Remoto Emergencial utilizando metodologias ativas para a realização das atividades com os estudantes foi adequada, visto que não se teve evasão do público alvo no decorrer das atividades, tal como se atingiu o objetivo do trabalho que foi contextualizar a Química por meio da EA, como também gerar discussões em relação a esse desastre ambiental.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica