DESAFIOS E INOVAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO REMOTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Stefany Aragao Tavares Santos Farias
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

Introdução: O processo de alfabetização constitui uma experiência fundamental na vida das pessoas, especialmente em uma sociedade letrada. No Brasil, esse processo já encontra dificuldades devido à falta de investimentos e precarização, tendo em vista os índices negativos. Com a Pandemia de Covid-19 a educação, assim como vários setores da sociedade, teve que se reinventar e buscar novas alternativas para garantir que o processo de ensino aprendizagem fosse consolidado mesmo no contexto de ensino remoto e suas dificuldades. O Programa Residência Pedagógica do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, por meio de projetos em duas escolas públicas do município de Fortaleza, possibilitou atividades de alfabetização e letramento durante o período em que as aulas presenciais e remotas estavam suspensas e por meio delas foi possível superar as dificuldades com estratégias inovadoras. Objetivos: o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências obtidas por meio do Programa Residência Pedagógica do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará e discorrer sobre as dificuldades e inovações durante a execução das atividades. Metodologia: a metodologia utilizada foi o relato de experiência por meio de pesquisa descritiva sobre as atividades desempenhadas. Resultados: É possível inferir que por meio de estratégias inovadoras e pedagógicas as dificuldades de acesso e conexão podem ser superadas. Conclusão: Portanto, a escola configura como espaço importante, mesmo que à distância, de superação das dificuldades do uso de tecnologias, pois além de possibilitar às crianças conhecimento de mídias digitais no ensino presencial, no processo virtual também possibilita estratégias pedagógicas que facilitam o processo de acesso.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica