EARLY BIRDS - A LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES EM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO POR MEIO DE DIÁRIOS REFLEXIVOS

Autores

  • Marcilon de Sousa Linhares
  • Antoni Dia Aguiar Gomes
  • Zaine Martins Nogueira
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

Este projeto apresenta a intervenção pedagógica elaborada por alunos do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará sobre a utilização da leitura em língua inglesa como ferramenta de aprendizagem para alunos do ensino fundamental de uma escola pública, especificamente de forma remota, como resultado da pandemia de COVID-19. O projeto consiste em um clube de leitura em língua inglesa que promove leituras guiadas de livros infantis, como The Very Hungry Caterpillar e The cat in the hat, escrito por Dr. Seuss, e ainda de quadrinhos, seguidas de atividades de compreensão e vocabulário, com encontros realizados online via Google Meet e Whatsapp. O projeto pretende ajudar os alunos a estabelecer uma relação tanto com a leitura como com a língua inglesa, bem como investigar as dificuldades encontradas pelos bolsistas responsáveis pelo projeto por meio de diários reflexivos. O presente trabalho se fundamenta na noção da Base Curricular Nacional (2018) de que a leitura é um método relevante de aprendizagem de uma segunda língua, bem como no estudo de Richards (2002) que argumenta que a leitura em uma língua estrangeira é geralmente um dos principais propósitos dos estudantes. Como fase inicial, foi aplicado um Projeto Piloto, no qual foram realizadas oito oficinas durante os meses de maio e junho de 2021. Com os dados iniciais coletados, a hipótese apontada é que o processo de reflexão sobre a complexidade de aspectos do ensino de segunda língua beneficia os professores em formação, se mostrando fundamental para a construção do que Richards (2011) descreve como dimensões da competência de ensino de línguas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica