EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ANTIRRACISTA: AS TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDA NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO.

Autores

  • Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier
  • Laura Melo de Oliveira
  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Sérgio Renato Bezerra Filho
  • Cyntia Emanuelle Souza Lima Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

Estudos pertinentes na área da Educação Física Antirracista (EFA) mostram a necessidade de estratégias que possibilitem aos(as) estudantes negros(as) e indígenas uma identificação com os conteúdos e vivências propostos pela escola, para que assim possam ser valorizados os saberes, direitos e uma conexão com a ancestralidade dessas pessoas, que constantemente são silenciadasdas pelo racismo estrutural. Este relato de experiência, traz observações feitas por estudantes bolsistas do Programa de Residência Pedagógica em Educação Física após a elaboração do Planejamento Participativo (PP), feito com turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de tempo integral de Fortaleza. Uma vez que o PP valoriza os saberes dos(as) discentes, situa os conteúdos vivenciados com as escolhas dos mesmos e as temáticas de justiça social que envolvem a EFA. Assim, a escolha de conteúdos de modo participativo e engajado cumpre a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. O objetivo deste trabalho é evidenciar a utilização das tecnologias audiovisuais como ferramenta nas aulas de Educação Física e sua relação com a construção de uma EFA democrática, por meio do PP. As estratégias propostas pelos(as) residentes ocorreram a partir das devolutivas dos(as) estudantes no PP, logo após procedeu-se com a elaboração, a escolha e sistematização dos conteúdos. Os(as) bolsistas pensaram em possibilidades de convergir os temas geradores e os conteúdos sistematizados de forma dialógica, que se adequassem às linguagens dos(as) estudantes e resgatasse elementos das culturas. Após o retorno dos(as) estudantes durante as aulas síncronas e nas atividades propostas, os mesmos registraram ter identificação com os temas de combate ao racismo apresentados nos materiais, discussões contextualizadas e críticas foram cotejadas com suas realidades, além das interações e trocas de vivências compartilhadas entre discentes, estudantes-bolsistas e o professor preceptor.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica