IDENTIFICANDO FAKE NEWS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Ana Helia Sousa Benicio
  • Ana Erika Fernandes
  • Josy Assunção
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

As notícias falsas ou, como popularmente ficaram conhecidas - "fake news", são cada dia mais frequentes na realidade das pessoas, tendo em vista a popularização de equipamentos com acesso à internet, por meio de aplicativos como whatsapp e instagram, que são redes sociais capazes de disseminar informações em tempo recorde. É através dessas redes que, muitas vezes, recebemos notícias boas e ruins, verdadeiras ou falsas. Mas como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa? Esse foi o tema escolhido para a roda de conversa na EEEP Presidente Roosevelt. Assim, o objetivo do presente trabalho é relatar as atividades vicenciadas sobre o tema durantes as atividades da Residência Pedagógica, subprojeto Biologia. Durante a conversa, foram levantados alguns pontos, por exemplo, a fonte (de onde veio aquela informação? A fonte é confiável?) e o sensacionalismo (as fake News geralmente são notícias muito sensacionais, como a cura da Covid, ou se você tomar determinado medicamento ou ainda se consumir determinado alimento não vai pegar o Vírus da Covid). Então, identificando esses dois pontos, a fonte e o sensacionalismo, foram apresentados muitos exemplos de fake news durante a conversa, através de uma plataforma online chamada Kahoot, que funciona como um jogo, e os alunos foram convidados a avaliarem as notícias e informarem se elas eram verdadeiras ou falsas. A roda de conversa foi muito proveitosa os alunos demonstraram bastante intereasse, participando ativamente da roda e todas as notícias falsas foram identificadas corretamente por eles.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica