INVESTIGAÇÃO DA COLAGEM COMO PROCESSO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO EM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Hudson Ramalho de Lima
  • Renata Kely da Silva

Resumo

O trabalho apresentado trata-se do relato de experiência pedagógica na investigação de poéticas presentes nas colagens com os alunes do 9° ano do fundamental da Escola Municipal Professor Martinz de Aguiar. Observando o cenário atual do ensino remoto, é possível perceber que o ambiente virtual fornece muitas possibilidades para o desenvolvimento de processos criativos. Foi assim que trazendo a colagem conectada a diferentes recursos, trabalhei um processo artístico-pedagógico em sala de aula, tendo como proposição levar alunes a refletir e criar sua identidade através da colagem. Os educandos poderiam utilizar vídeos, imagens e ou esculturas que dialogassem com sua personalidade, ou seja, suas subjetividades. A aproximação foi proposta como uma técnica de soma e acúmulo de camadas poéticas, para que assim, os alunes pudessem se utilizar de visualidades próprias e construíssem poéticas para falar sobre si. Para dar um referencial aos alunes utilizei o acervo de imagens do Google, videoclipes que se utilizava de colagens, dando também como referencial o pop, o tiktok, efeito de aplicativos e molduras de multimídias, entre outros. Os resultados foram bem inspiradores e através destes, chegamos nos fanzines, passando também pela performance que instigaram a ver cotidiano, por outra perspectiva. Foi assim que no cruzamento de linguagens artísticas, compusemos um espaço criativo e autoral, explorando performatividade dentro da escrita e da colagem, resultando nos fanzines e e-zines.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica