MOVIMENTAÇÕES EM DANÇA E EXPRESSIVIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE AÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DANÇA

Autores

  • Thaynan Swellen de Oliveira Gondim
  • Rafaela Marques de Freitas
  • Renato Hirco Lima da Silva
  • Denise Vendrami Parra

Resumo

Desde 2020, a Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará abriga o programa de Residência Pedagógica, que atua em escolas da rede pública de Fortaleza e visa à promoção de diálogo entre universidade e escola, engajando-se de forma artístico-pedagógica, investigando e promovendo a criação de espaços de expressão junto a estudantes, e elaborando propostas didático-pedagógicas inovadoras e interdisciplinares no ensino de Arte. Isto posto, este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência em sala de aula virtual do componente eletivo Expressões Artísticas Contemporâneas, na EEMTI José Valdo Ribeiro Ramos, a partir da proposta de um jogo que envolve movimentações em dança e expressividade. Trata-se de um jogo de cartas contendo nomes de sentimentos e de estilos musicais. Em cada rodada, são escolhidas duas cartas, uma do grupo dos sentimentos e outra que remeta a algum estilo musical; com isso, os participantes devem experimentar formas de se expressar, produzindo movimentações dançadas que se relacionem com o sentimento e a música combinados. A proposição se fundamenta nos trabalhos de dança-teatro de Pina Bausch (1940 – 2009), abordados com o suporte do livro didático Arte por toda parte (UTARI et al, 2016); e nos estudos de movimento de Rudolf Laban (1879 – 1958). Ambos os conteúdos foram tratados em aulas dos componentes curriculares eletivo e Arte, sob regência do professor-supervisor e de bolsistas da Residência Pedagógica Dança. O relato de experiência se conclui com base no retorno dado por participantes do jogo proposto, uma vez que é prática rotineira dos residentes abrir espaços para o diálogo e a troca de saberes e sensações durante as aulas regidas. Pretende-se conversar sobre como foi essa vivência e se, enquanto dançavam, conseguiram pensar nos fatores de movimento estudados anteriormente, fortalecendo a aquisição e a produção de conhecimento por estudantes, e a interação com atividades em dança nos momentos de ensino remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica