O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Larissa de Oliveira Melo Rodrigues
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino remoto têm se tornado cada vez mais recorrente, dessa forma as demandas que surgiram no período de pandemia restringiram a presencialidade das aulas e exigiram uma readaptação do ensino. Portanto, este trabalho busca compreender os impactos do uso das tecnologias no processo de alfabetização por meio do ensino remoto. A inserção em massa das tecnologias digitais atreladas ao ensino é uma temática veementemente discutida e já incorpora nosso cotidiano. O teórico escolhido para fundamentação do trabalho foi Colello (2021), visto que traz uma perspectiva atual da inserção das tecnologias atreladas à educação, ao ensino remoto e, traz exemplos práticos de práticas pedagógicas trabalhadas nesse período pandêmico no qual vivenciamos. Foi utilizado a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, visto que a pesquisa se preocupou na busca por fundamentações teóricas que explorassem a temática abordada. Os principais resultados demonstram que foi necessário a criação de estratégias para facilitar o processo de alfabetização, desse modo foram desenvolvidos jogos, vídeos e realizados encontros virtuais, fazendo uso das tdic’s para intermediar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Em síntese, o trabalho se preocupou em abordar uma temática relevante para o período atípico no qual vivenciamos. E, lançar reflexões a respeito desse aspecto educacional, além de explorar novas práticas pedagógicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica