O USO DE MAPA CONCEITUAL PARA ENSINO DE DIVISÃO CELULAR

Autores

  • Joao Ravelly Alves de Queiros
  • Talita Siqueira Cruz
  • Ana Hélia Sousa Benicio
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

Mapas conceituais são ferramentas gráficas compostas por caixas ou círculos nos quais conceitos são organizados hierarquicamente e que compartilham informações entre si. O uso de mapas conceituais pode auxiliar nos processos educacionais, principalmente pela possibilidade de serem utilizados em diversos momentos desse processo, desde a primeira apresentação do conteúdo, até como estratégia de revisão e avaliação. A compreensão dos processos que envolvem a divisão celular demanda o entendimento de conteúdos aprofundados e que muitas vezes não é abordado em sala de aula no âmbito do ensino médio regular, de forma que a compreensão fica prejudicada, ainda mais pela quantidade de informações e detalhes que envolvem as fases da divisão celular. O presente trabalho objetiva relatar e propor o uso de mapa conceitual para ao ensino de divisão celular no ensino médio. O mapa foi elaborado utilizando o próprio livro didático dos alunos para coleta de informações, a ferramenta utilizada para a montagem foi o software CmapTools IHMC e o resultado foi apresentado como apoio informacional das fases da divisão celular para alunos da escola EEEP Presidente Roosevelt, à qual os autores são residentes. A apresentação do tema ocorreu em dois encontros síncronos: no primeiro foi apresentado o conteúdo de mitose, por apresentar quatro fases e ser mais simples; então o mapa conceitual foi enviado aos alunos como atividade assíncrona, e no segundo encontro o conteúdo de meiose foi apresentado, dispondo de oito fases e mais complexo. Como resultados, obtivemos que o mapa conceitual auxiliou os alunos na compreensão da segunda aula, fato confirmado pela interação durante a explanação do conteúdo, e como forma de apoio e revisão durante as atividades avaliativas, em que foram observados aspectos presentes no mapa e nas respostas dos alunos. Portanto, o mapa conceitual apresenta-se como uma ferramenta potencializadora do ensino de biologia, em especial de divisão celular.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica