O USO DE SLIDES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Samuel Oliveira de Sousa
  • Lara da Silva Oliveira
  • Yvana Patrícia da Silva Barros
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

Slideshows são apresentações virtuais formadas pela junção de banners digitais, que podem ser ou não interativos. É comum existir em sala de aula física (presencial) o uso de apresentações de slides como recurso expositivo a fim de auxiliar os professores na exposição de conteúdos. Com o advento da pandemia provocada pela proliferação do Coronavírus e a migração do ensino presencial para o modo remoto ou híbrido, intensificou-se ainda mais a utilização desse recurso, que se for bem utilizado, pode cooperar no processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando se trata do ensino remoto. Tendo isso em mente, no âmbito do programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES, desenvolvemos na Escola Estadual Antonieta Siqueira (Fortaleza - CE) regências supervisionadas utilizando apresentações em power point, visando explanar suas aplicabilidades. Assim, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre essas atividades. Foram incorporados nos slides de aula: textos, indagações, imagens, vídeos, esquemas, animações, jogos e exercícios, extrapolando assim, sua função expositiva. Ao longo de um ano lecionando virtualmente com o auxílio desse recurso, devido ao envolvimento e participação dos estudantes nas aulas, acreditamos que tivemos experiências positivas e que o conteúdo de multimídia contido nos slides facilitaram a aproximação dos discentes com o conteúdo e proporcionam maior interação entre residentes e alunos, além de que os esquemas e os jogos apresentados ao término de cada conteúdo, os ajudaram a exercitar e rever conceitos e aplicabilidades dos temas abordados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica