OS DESAFIOS DO MEIO REMOTO COM A EXPERIÊNCIA VIVIDA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - DANÇA

Autores

  • Juliane Goncalves Queiroz
  • Denise Vendrami Parra

Resumo

A Residência Pedagógica – Dança (RP Dança) é parte do subprojeto Arte, juntamente com os cursos de Música e Teatro, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A RP Dança, além de contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes de licenciatura, promove juntamente com algumas escolas um trabalho artístico pedagógico com os estudantes daquela instituição. Dessa forma, tenho como proposta explanar minha experiência como residente em Dança, em duas escolas de Fortaleza, que por conta da pandemia do Covid-19, tiveram suas ações realizadas de maneira remota. Juntamente com essa experiência foi possível realizar o componente curricular de Estágio do curso de Licenciatura em Dança, de modo que o trabalho realizado nas escolas teve atenção redobrada. Como objetivo, temos como proposta, relatar a experiência de residência pedagógica em Dança juntamente com a experiência de estágio no meio remoto. As discussões apresentadas, tem o foco nas experiências vividas durante a residência pedagógica e apresenta características de dois estágios, o Estágio Aproximações, que tem como proposta uma análise das metodologias dos processos de ensino-aprendizagem de dança; e o Estágio Contextualizações que busca uma análise contextual e proposições de metodologias dos processos de ensino-aprendizagem de dança, segundo a regulamentação de estágio do curso. Dessa forma, a metodologia que se aproxima dessas discussões é o relato de experiência, durante o período de residência e estágio foi utilizado um diário de bordo a fim de contribuir na construção de um relatório sobre as experiências vividas nesse processo. Assim, tive a experiência em realizar atividades para os estudantes; fazer planejamento de aula; participar de aulas assíncronas e síncronas; planejar junto com os professores; dentre outras atividades. As experiências foram muitas e todas significadas gerando aprendizagem nesse processo, capazes de ultrapassar o muro tela que estamos vivenciando.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica