OS DIÁLOGOS ENTRE PROFESSORA PRECEPTORA E RESIDENTES NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO EM UM CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Livia Guimaraes Peixoto Castro
  • Talita Siqueira Cruz
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é uma ação de formação de professores que propõe o aperfeiçoamento da formação prática de licenciandos por meio de regências em sala de aula orientadas, através de encontros semanais, por um docente que compõe a equipe da escola em que estamos atuando, denominado professor preceptor. Ao propor ser uma ação para formar professores, é imprescindível a discussão de que currículo está sendo desenvolvido nesta ação. Com essa perspetiva, este trabalho buscou investigar a possibilidade do diálogo entre os residentes do subprojeto Biologia com a professora preceptora da Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt (EEEP Presidente Roosevelt) de compor a construção do currículo de modo emancipatório e crítico uma vez acontecem apenas via internet devido à pandemia do COVID-19. Ao mantermos relação apenas por aplicativos de conversa e encontros síncronos virtuais, a troca de experiências perde grande parte da pessoalidade e intensidade que poderia ter se estivéssemos em condições de realizar encontros presenciais. Contudo, mesmo com esta barreira, é possível ter diálogos ricos com a preceptora, uma vez que os encontros acontecem semanalmente durante no mínimo uma hora. Neste período de tempo, além de ser orientada a nossa regência, a professora apresenta a sua experiência e visão sobre a ação na escola. E é neste diálogo que pode-se encontrar as possibilidades da formação do nosso currículo de forma emancipatória e crítica. Ao nos inserir na realidade escolar pelo diálogo, a preceptora estimula, cada residente na subjetividade de sua trajetória pessoal e entendimento sobre educação, pensar criticamente sobre os problemas da educação básica bancária e discutir em conjunto uma educação problematizadora e transformadora e, assim, nós residentes construímos e exercitamos um pensamento crítico antes mesmo de nos formarmos e atuarmos na educação básica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica