PERCEPÇÃO DOS(AS) ESTUDANTES E PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Joao Willian dos Santos
  • Luciana Venancio

Resumo

Este estudo foca no conteúdo Práticas Corporais de Aventura (PCA), proposto pelo documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que indica os conteúdos que devem ser abordados na Educação Física Escolar (EFE). As PCA estão em ascensão a algumas décadas e principalmente após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, visto que a BNCC faz suas indicações e o possível interesse dos(as) alunos(as) por tais práticas, é importante investigar o que os(as) professores(as) pensam em relação a essa temática. O objetivo foi investigar qual a percepção dos(as) estudantes e professores(as) de Educação Física têm em relação a implementação deste conteúdo em sua prática profissional. Buscando responder questionamentos como: Quais experiências pessoais tiveram antes da graduação? Quais disciplinas direcionam o aprendizado das PCA para a prática docente? Como implementar na Educação Física escolar? Esta pesquisa de abordagem qualitativa usou como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas disponibilizado de forma online. Os(as) colaboradores(as) da pesquisa foram 25 no total, sendo 4 estudantes e 21 professores(as) de Educação Física (Licenciatura). Após a análise foi constatado que a maioria dos(as) participantes que tem interesse em implementar as PCA em sua prática docente, relata ter algum contato no âmbito pessoal e/ou acadêmico, outro fato importante que foi relatado é a falta de disciplinas específicas que tratam o tema durante a formação inicial e o alto custo de alguns matérias é identificado na maioria dos relatos. Concluímos que o estudo se mostrou relevante para entender como os(as) participantes criaram o vínculo e aproximação com as PCA para sua futura atuação profissional, assim como identificamos algumas dificuldades que eles(as) relatam, bem como, algumas possíveis soluções que podem contornar tais problemas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica