PERCEPÇÕES DA PANDEMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA VISÃO DOS(AS) ALUNOS(AS) DO ENSINO MÉDIO DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Ana Alice Lopes Bezerra
  • Cyntia Emanuelle Souza Lima
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venâncio
  • Luciana Venancio

Resumo

Com as restrições sociais da Covid-19, foi necessário reestruturar o ensino em modelos remotos e ambientes virtuais. Assim, algumas dificuldades já existentes foram agravadas, a mais emergente foi a acentuação da desigualdade socioeconômica. Contudo, surge ainda outra questão: como fomentar a participação efetiva dos/as alunos/as da educação básica e melhorar a interação entre docentes e discentes para a construção dialógica do conhecimento? Com o objetivo de analisar estratégias empregadas no contexto remoto das aulas de Educação Física em colaboração com a Residência Pedagógica (RP) foram acompanhados aproximadamente 90 alunos em uma escola de ensino médio da rede pública estadual em Fortaleza, durante o primeiro semestre de 2021. No início do ano, foi implementado o Planejamento Participativo (PP) e, durante as aulas, foram utilizadas linguagens interativas para aproximar a temática das aulas à realidade vivida pelos/as alunos/as, como o uso de memes e sala de aula invertida. As aulas síncronas aconteceram no ambiente do Google Meet. Metodologicamente, houveram registros em vídeo e interação no chat em plataformas digitais. Observou-se um aumento da assiduidade, das participações e interações por chat e de áudio de parte dos/as alunos/as das três séries. Acredita-se que este acontecimento se deu por interesse nos conteúdos abordados, que foram propostos com a implementação do PP. Logo, a participação efetiva é um indicador de estarem conectados nas aulas e interessados nas temáticas abordadas, fazendo com que consigam se engajar ativamente no processo de mobilizar saberes e conhecimentos. Foi possível concluir, que é importante manter o foco nas trajetórias dos/as alunos/as e nos seus processos de aprendizagens singulares, conectar as temáticas já abordadas com as próximas, refletir sobre assuntos atuais e com linguagens atrativas que demonstrem e façam sentido para os/as alunos/as mesmo em ambientes virtuais do ensino remoto

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica