PLANEJAMENTO E PREPARO DE MATERIAIS DE APOIO INCLUSIVO PARA ALUNOS DA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE JOAQUIM NOGUEIRA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thiago Henrique Marques Fernandes
  • André Luiz de Oliveira Capistrano
  • Matheus Victor Rufino Areal
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

Por causa da disseminação do novo coronavírus o Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade a distância. Diante da mudança repentina, estudantes, escolas, faculdades e universidades precisaram adotar uma nova rotina de aulas, a fim de não comprometer o cronograma escolar no período de isolamento social. O ensino remoto passou a ser uma realidade no Brasil e, portanto, era de se esperar que existissem dificuldades para a produção de material de apoio. Na Escola Profissionalizante de Ensino (EEP) Joaquim Nogueira, escola na qual os bolsistas da Residência Pedagógica (RP), subprojeto de Química da Universidade Federal do Ceará atuam, encontra-se um desafio a mais que é aliar o ensino e a aprendizagem para alunos com surdez. Portanto o material de apoio deve estar numa linguagem de fácil entendimento e rico em conhecimento. Os materiais de apoio ao trabalho docente são de extrema importância para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Suas utilizações devem constituir um apoio efetivo, oferecendo informações corretas e apresentadas de forma adequada à realidade do aluno. Inicialmente, o conteúdo programático vigente no terceiro bimestre foi dividido entre três bolsistas da RP, responsáveis pela organização e elaboração de um mapa mental sobre ligação iônica e uma atividade de fixação abordando os compostos inorgânicos. Ao apresentar os materiais de apoio elaborados para discussão em grupo, observou-se a necessidade de entender o conceito entorno do termo “mapa mental” e sua estruturação e, também, pensar numa forma de avaliar os alunos por meio da atividade de fixação. Portanto, pode-se concluir que os materiais de apoio exigiam uma reestruturação na sua elaboração e adequação de conceitos para ajudar os alunos no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica