PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Autores

  • Francisco Fernando de Sousa Vieira
  • Rener Victor Oliveira de Souza
  • Bruno Ferreira Silva
  • José Davi Leite Castro
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

Introdução: O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores(as) e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do(a) licenciando(a) na escola de educação básica. Com a proximidade da aplicação das avaliações externas no ambiente escolar no segundo semestre de 2019, residentes e preceptora resolveram colocar os(as) alunos(as) no centro do processo de planejamento das ações para o período a seguir. Objetivos: Analisar como o planejamento participativo pode melhorar a participação dos(as) alunos(as) nas aulas de educação física escolar; Considerar como as ações de planejamento participativo podem potencializar a aprendizagem e a participação nas aulas de educação física; Identificar como o planejamento participativo pode favorecer a integração dos(as) estudantes do ensino médio noturno nas atividades práticas da disciplina. Metodologia: A pesquisa é qualitativa através de narrativa autobiográfica, a partir de relato de experiência do autor e revisão bibliográfica. As atividades foram realizadas durante 2019 na Escola de Ensino Médio Deputado Francisco de Almeida Monte, localizada na periferia de Fortaleza, durante a participação do autor no programa de Residência Pedagógica, tendo como público-alvo alunos(as) dos três anos do ensino médio noturno. Resultados: A residência pedagógica proporcionou um processo de maturação dos(as) residentes em educação física, ocasionando aperfeiçoamento e ampliação do fazer pedagógico a partir das trocas de experiências entre eles(as), preceptores(as) e docentes orientadores(as). Conclusão: Esse acompanhamento tornou-se positivo não somente no que se refere às notas, mas também na redução da infrequência, melhora do comportamento e envolvimento dos(as) estudantes, ocasionando um aumento expressivo da participação nas aulas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica