POCKET POETRY: UMA PROPOSTA DE LEITURA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA.

Autores

  • Caroline Jomasi
  • Antonio Rogerlan da Silva
  • Artur de Paula Carvalho Filho
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

O presente estudo, realizado no programa Residência Pedagógica, objetiva analisar a utilização de poesias em língua inglesa como ferramenta de ensino nas escolas públicas. Esse projeto foi baseado nos estudos de Harmer (2007) sobre a importância da leitura de textos para o processo de aquisição da língua, bem como o artigo de Figliolo (2016) sobre o uso da poesia como ferramenta didática. Ao elaborar o projeto, procuramos considerar a visão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o ensino da língua inglesa, documento que enxerga esse processo de uma maneira mais contextualizada que os métodos tradicionais de ensino. A investigação observa os alunos de 1º e 2º anos de uma escola pública do município de Fortaleza, Ceará. Tais alunos têm a oportunidade de experimentar e conhecer, por meio de aulas remotas via Google Meet, poemas e autores na língua inglesa através de atividades no projeto "Poesia de bolso" que faz uma ligação entre a poesia e os conteúdos previstos na BNCC para o ano letivo, explorando o lado interpretativo e crítico, bem como gramatical. O objetivo principal do projeto é, então, confirmar a hipótese de que o uso de poesia em sala de aula é benéfico para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Apesar de a pesquisa ainda estar em andamento, os resultados parciais obtidos mostram que o uso de poesias no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa conta com uma recepção positiva por parte dos alunos, que interagem e cooperam com as atividades propostas. Dessa forma, a pesquisa caminha de encontro a nossa hipótese inicial de que a poesia pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica