POLÍTICAS DE CUIDADO COM AS ATIVIDADES ENVIADAS PELOS ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO.

Autores

  • Pamela Gabrielle Pinto de Alencar
  • Denise Vendrami Parra

Resumo

O presente trabalho apresenta o resultado do tratamento das atividades enviadas na disciplina de Arte, pelos estudantes da Escola Municipal Marieta Guedes Martins. Durante o primeiro semestre de 2021, os bolsistas do núcleo Dança da Residência Pedagógica Arte da Universidade Federal do Ceará atuaram nesta escola na disciplina de Arte. As aulas se deram por meio remoto e as trocas de conteúdos e atividades entre professores e estudantes aconteceram através do aplicativo Whatsapp. As implicações da desigualdade social do Brasil refletem diretamente na educação e, infelizmente, no contexto de pandemia o(a)s estudantes pertencentes ao grupo de baixa renda foram ainda mais prejudicados, pois a maioria não pode contar com o acesso a internet de qualidade ou sequer possuem dispositivos que possam viabilizar a sua participação nas aulas. Um dos maiores desafios para o docente artista durante o período de pandemia é a perda que se dá na relação professor-estudante, necessária no ensino de Arte para a construção de saber. As atividades dos estudantes da escola recebidas, através de uma edição, foram tratadas de forma sensível se transformando em uma vídeo-dança, assumindo o entendimento de que o olhar sensível para a produção dos estudantes, como uma política de cuidado, possibilite uma porta para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, diminuindo os impactos negativos da educação no contexto de ensino remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica