PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Autores

  • Rayssa Almeida Xavier
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

O curso de Pedagogia possui um vasto campo de atuação, de modo multidimensional. Com isso, a formação desse aprendiz tende a ser bastante generalizada, estudando um pouco de tudo sem especificidades. No entanto, uma das atribuições desse profissional, é a Alfabetização e o Letramento, período esse tão importante que se inicia ainda na Educação Infantil, com foco até o 2º ano do ensino fundamental, constituindo o ciclo de alfabetização, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. O Programa Residência Pedagógica visa incluir os discentes em campo, estabelecendo uma relação entre teoria e prática. Dentro do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, o programa é voltado para o ciclo de alfabetização e letramento. Para isso, a pesquisa objetiva analisar a relevância do programa para a formação inicial do professor alfabetizador, que oportuniza aos residentes a realização de práticas significativas para crianças quanto a escrita e a leitura, pautadas em discussões sobre a temática e a aplicação dos conceitos por meio de sequências didáticas. De modo a fundamentar essas práticas, estudou-se Zabala (1998) sobre as sequências, Soares (2020) sobre alfabetização e letramento. A pandemia, causada pelo coronavírus, trouxe uma nova realidade para as escolas, a qual alunos e professores precisaram estabelecer novos meios de aprendizagem em um isolamento social. Mas os desafios trouxeram mais buscas e estratégias formativas, principalmente no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais para alfabetizar e letrar, além de interagir. Concluímos que o programa contribui na formação inicial de professores alfabetizadores, através das trocas de experiências entre as professoras preceptoras, professor coordenador e os residentes; as formações, com bases em textos voltado para a temática e imersão dos residentes dentro da escola pública a saber sobre a realidade vivenciada e refletida.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica