PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Francisco Remo Pereira Lourenco
  • Afranio de Araujo Coelho

Resumo

O programa de residência pedagógica é uma ação que faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, de suma importância para a formação de novos professores que irão atuar frente ao ensino básico. Diante disso, faz-se necessário abordamos sobre os objetivos, metodologias e resultados obtidos na atual edição do programa, no âmbito do Subprojeto de Física, desenvolvido pela UFC. O programa tem como principais objetivos ajudar alunos de licenciaturas a terem experiência real dento de sala de aula, com a finalidade de permitir que o futuro docente se sinta mais habituado com o ambiente escolar. Através das observações feitas pelo residente, espera-se que ele contribua com estratégias colaborativas que visam práticas pedagógicas inovadoras e, principalmente, que seja pautada como metodologia ativa de ensino. Outrossim, é importante articular e planejar as práticas de planejamento do ensino de física que visem habilidades e competências da BNCC. Neste sentido, tivemos como procedimento a análise deste documento, bem como de artigos e vídeos acerca da BNCC. Após este estudo, realizamos discussões sobre a BNCC, suas diretrizes e aplicabilidade. Após algum período de discussão sobre o documento, feitas de forma online e semanalmente, partimos à procura de metodologias ativas que se encaixassem com a proposta do documento. Assim, , sugerimos que a ABP (Aprendizado Baseado em Problemas) fosse aplicada em sala de aula. Desta forma, planejamos uma sequência didática, ainda a ser aplicada nas escolas, com a finalidade de promover uma aprendizagem significativa nos alunos das escolas conveniadas. resultados e a partir deles refletirmos sobre. A aplicação desta sequência será realizada a partir de setembro. Acreditamos que esta sequência irá gerar uma maior interação com o conteúdo de física, especificamente de eletricidade, por meio do trabalho em grupo e voltado à realidade dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica