REFLEXÃO ACERCA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O PERÍODO REMOTO
Resumo
Com a ampliação do isolamento social, adotado como medida preventiva contra o novo coronavírus, universidades e escolas de todos os níveis escolheram ao ensino à distância como alternativa à continuidade das atividades acadêmicas. Nesse período excepcional, a superação de obstáculos e desafios tem se tornado uma realidade cotidiana no planejamento e execução das atividades curriculares das escolas municipais de Fortaleza. O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir as intervenções pedagógicas realizadas no ciclo de alfabetização no período remoto. Para tanto, seguimos o método qualitativo do tipo exploratório, pois pretendemos observar e compreender os mais variados aspectos relativos às intervenções realizadas (GIL, 2017). Como referencial teórico utilizamos autores da área estudada: Ferreiro (1991) e Morais (2005) que são grandes pesquisadores da área de alfabetização e letramento. A partir disso, ao observarmos as atividades remotas podemos constatar que não está sendo uma tarefa fácil para professores, alunos e famílias, pois esta nova realidade requer muita adaptação. Percebemos a ausência e dificuldade desses alunos em retornar as atividades, em decorrência da falta de estrutura dos alunos para a realização das atividades. Por isso, foi utilizamos jogos digitais, vídeos e tutoriais e tecnologias da informação e comunicação, como estratégia para o ensino remoto. Em síntese, trazemos a importância de repensar as práticas pedagógicas que estimulam o processo de alfabetização, diante a essa mudança de cenário. Com isso, foi observado que os obstáculos foram minimizados pelo uso da ludicidade nas atividades. Por fim, enfatizamos que, apesar das dificuldades, os professores, alunos e famílias estão em constante busca de novas formas de reinventar suas práticas para um ensino mais efetivo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
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