RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O VESTIBULAR NO ENSINO REMOTO ATRAVÉS DE UMA DISCIPLINA ELETIVA

Autores

  • Jose Abraao Rodrigues Coelho
  • Milena Pereira Brandão
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Antonieta Siqueira, foram criadas disciplinas eletivas onde os alunos podem se envolver com outras atividades ou complementar os seus estudos referentes a alguma disciplina, como a eletiva “Biologia Enem”. Ela tem como objetivo preparar os alunos com os conteúdos mais prováveis em ser abordados no Exame Nacional e complementar os conteúdos visto no terceiro ano do ensino médio. Assim, o presente trabalho é um relato de experiência desta disciplina. O cenário pandêmico gerou a necessidade do ensino remoto despertou medo de não aprovação devido às dificuldades enfrentadas no ensino remoto e nos estudos domiciliares. Durante as aulas foram relatadas diversas dificuldades dos alunos em seus estudos domiciliares, sendo os principais problemas: a falta de local de estudos, incômodos e barulhos na hora de estudar, a falta de tempo para os estudos devido à necessidade de trabalhar ou ajudar os pais com tarefas domiciliares. Já os problemas enfrentados nas aulas são principalmente a perda de conexão com a internet e a falta de maior contato entre professores, residentes e alunos que acaba ocasionando a dificuldade de comunicação entre as partes prejudicando a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos abordados e ocasionando, também, a falta de participação dos alunos no momento da aula. Para tentar amenizar esses problemas, dentro da eletiva, buscamos apelar para que os alunos não deixem de expor suas dúvidas, assim conseguimos entendê-las, saná-las e complementar os estudos com a confecção de materiais disponibilizados virtualmente que, também, podem ser impressos na escola, estes materiais contêm os conteúdos abordados em sala de aula e questões de vestibular para que os alunos possam exercitar os conhecimentos aprendidos. Como resultado, a participação dos alunos tem aumentado consideravelmente nas aulas e as respostas aos questionamentos direcionados a eles apresentam maior desenvolvimento e complexidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica