RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO VALE ENCANTADO: LETRAMENTO LITERÁRIO E ALFABETIZAÇÃO.

Autores

  • Maria Dalila da Costa Travassos
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

O seguinte trabalho tem o objetivo de compartilhar a experiência de intervenção realizada através do ensino remoto no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, que tem como proposta temas de ludicidade e letramento. O Projeto “Vale Encantado” surgiu há três anos, tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas de letramento literário usando como referência a obra “Vale encantado” de Oswaldo Montenegro, o projeto acontece nas turmas de 2 ano do ensino fundamental dos anos iniciais da escola pública Mozart Pinto, com orientação e supervisão da Professora Aurinete Alves Nogueira. Diante da pandemia se fez necessário repensar em novas estratégias que pudessem ser desenvolvidas de forma síncrona via Google Meet. Será relatado quais atividades foram desenvolvidas referente às práticas de letramento como contação de histórias e jogos simbólicos. Utilizamos como referencial teórico para este trabalho autores na área de estudo como: Azenha (1995), Coutinho (2005), Ferreiro e Teberosky (1999), que tecem sobre métodos de alfabetização e construção do conhecimento através das relações cotidianas do aluno. A pesquisa tem abordagem qualitativa, bem como é um relato de experiência, orientado pelo professor e coordenador Alexandre Santigado. Durante as atividades percebemos a importância das ações que versam sobre alfabetização e letramento para o desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças, e também do compromisso da escola e dos professores envolvidos. Como resultado trazemos a importância de repensar práticas pedagógicas que estimulem o processo de alfabetização e viabilizem o ensino e a aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica