SNAP TIME: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE INGLÊS ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Ana Maria de Guadalupe Costa De Matos
  • Jefeth Gomes de Oliveira de Oliveira Silva Lima
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

O projeto Snap Time é uma das propostas de intervenção realizadas pelo Programa de Residência Pedagógica (RP) Inglês da UFC em uma escola de ensino médio do município de Fortaleza. Aplicado em forma de minicurso, o projeto tem como objetivo geral preparar os alunos da escola para a prova de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com o estudo realizado pela Folha de S.Paulo (2021), a prova constitui grande obstáculo no acesso de alunos da rede pública ao ensino superior. Portanto, seu objetivo específico é avaliar e compreender de que forma a prática docente, através do RP, contribui para a formação da identidade profissional dos residentes e como os prepara para o exercício da docência. Utilizamos o que é proposto por Day (2004) para guiar parte das reflexões. A metodologia estabelecida para o projeto possui duas categorias centrais. A primeira, relacionada à prática de ensino, diz respeito ao planejamento das aulas, confecção e seleção de material pedagógico e ao ato de lecionar as aulas. A segunda, diz respeito à reflexão sobre a docência e conta com um instrumento para a coleta de dados que serão utilizados para a avaliação com base no objetivo específico do projeto. Acreditamos que será possível melhorar a qualidade de ensino de língua inglesa na escola em que atuamos; ampliar o conhecimento dos alunos; e ponderar sobre quais aspectos da prática docente foram adquiridos a partir da experiência da Residência Pedagógica Inglês.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica