USO DA ABP NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Danilo Augusto Araujo Oliveira
  • Afranio de Araujo Coelho

Resumo

A Residência Pedagógica é um programa pautado na formação dos alunos de licenciatura em física da UFC para a docência na rede de educação básica pública nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. O subprojeto de física, que ainda está em execução, busca promover as diretrizes da BNCC na sala de aula. Neste sentido, está sendo elaborado uma sequência didática focada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Inicialmente, fizemos um estudo teórico baseado em artigos que fomentavam o entendimento da BNCC e da ABP. Isso foi necessário para o arcabouço teórico didático-metodológico do Projeto. Após a formação teórica, foi feito nos encontros online o planejamento de uma sequência didática, ponderando as melhores formas de como aplicar a ABP em salas de aula de física. Após sua elaboração, ela foi aplicada como projeto piloto com os próprios bolsistas. Isto foi feito para identificar problemas e reajustá-la antes de aplicá-la nas salas de aula. O desenvolvimento do Projeto foi feito por meio de encontros semanais com os preceptores das escolas conveniadas e, quinzenalmente, com todos os bolsistas. No momento, a sequência didática está completa, bastando apenas colocá-la em prática nas escolas. Após sua aplicação, prevista para os meses de setembro a dezembro, resultados parciais poderão ser divulgados nos EU2021. Esta experiência está a me trazer grande ganhos pedagógicos que, tenho convicção, irão me trazer excelentes frutos em meu desempenho como futuro professor da Educação Básica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica