VIVÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO A ABP

Autores

  • Alehff Einstein Costa de Assis
  • Afranio de Araujo Coelho

Resumo

A Residência pedagógica é um programa da CAPES, que tem como objetivo aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura. Nesse sentido, e buscando uma formação pautada na nova Base Nacional Comum Curricular(BNCC), o projeto adotado está voltado para Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Foi elaborada uma sequência didática, que será aplicada pelos residentes nas salas de aula, onde estes serão orientados pelos preceptores e docente orientador. A Residência pedagógica teve por objetivo desenvolver um programa de formação dos alunos da licenciatura em física para lecionar nos últimos anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, seguindo a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Essa metodologia visa a aquisição e apropriação do conhecimento através da busca ativa dos alunos pela resolução de problemáticas situadas em sua realidade. Durante os meses iniciais da residência, se debateu o tema através de uma abordagem colaborativa e da participação ativa dos residentes e preceptores na identificação e superação das problemáticas do processo de ensino-aprendizagem, em uma reflexão crítica e de articulação teórico-prática sobre o fenômeno educativo. Os alunos residentes puderam compreender na prática o funcionamento dessa metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Formulou-se questões baseadas em problemáticas situadas nas realidades dos alunos. Como resultado dos debates e estudos, os licenciandos se apropriaram da metodologia, de forma a aplicá-la com segurança em sala de aula. Foram analisados textos a partir de obras e trabalhos científicos que ultilizavam a ABP. A experiência com a Residência pedagógica pôde proporcionar aos alunos maior segurança para exercer o ofício de professor. Mostra-se muito importante um debate e um aprofundamento em temáticas que saiam do aprendizado tradicional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica