USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE (INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS TECNOLOGIAS DA ÁREA DA SAÚDE QE. 2012. PG. 0173)

Autores

  • Phelippe Ramos Accioly
  • Maria Mirislene Vasconcelos Ferreira
  • Ana Josiele Ferreira Coutinho
  • Luiz Roberto de Oliveira

Resumo

Com o aumento das informações na área da saúde, disponíveis para docentes e discentes, é necessário um suporte especializado para a troca de conhecimentos e educação continuada entre esses dois atores. Desta forma, o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC) iniciou algumas atividades buscando integrar diferentes ações no sentido de viabilizar a educação continuada. Isso torna necessário o contínuo aperfeiçoamento no uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicações (TDIC) com finalidade educacional, viabilizando melhorar a qualidade e a eficácia dos processos de ensino aprendizagem. Um estudo descritivo com base nas experiências dos alunos comprova que disponibilizar conteúdo de qualidade e de relevância, de uma forma que seja facilmente assimilada pelo público-alvo (profissionais e estudantes da área da saúde) é um ponto importante para garantir adesão e continuidade no uso das TDIC, além de contribuir para consolidar as experiências de aprendizado (heutagogia) e reduzindo, ao mesmo tempo, a carga cognitiva. A experiência nos mostra que quanto mais atrativos são apresentados os conteúdos, pelo uso de mídias digitais inteligentes, há um maior aproveitamento dos conteúdos com menor índice de evasão, mostrando a importância dessas ações. É importante frisar que apesar dos bons resultados já alcançados, é necessário atualização constante no uso das TDIC por todos os envolvidos, assim como o de todo o material didático utilizado, para atingir metas e obter bons resultados, sempre almejando melhorias e novos objetivos.

Publicado

2017-11-08

Edição

Seção

XXVI Encontro de Extensão