A DRAMATURGIA LITERÁRIA E O REFLEXO NA APRENDIZAGEM DAS FINANÇAS CORPORATIVAS

Autores

  • Francisco Isidro Pereira

Resumo

1 – INTRODUÇÃO E QUESTÃO DE PESQUISA: A teledramaturgia no âmbito das disciplinas de Finanças Corporativas se perfila pouco investigada quanto a sua eficácia no reforço da aprendizagem. Calcada nessa afirmativa se edificou a questão no tocante a dramaturgia literária de quão eficaz se obteria a aprendizagem nas aulas de Finanças Corporativas. 2 – ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: O estudo contribui na discussão pedagógica do uso da dramaturgia literária no ensino e aprendizagem das finanças de empresas. 3 – ABORDAGEM TEÓRICA PRINCIPAL: No percurso analítico de Ferreira et.al (2018), trabalhar com o lúdico é envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que é um meio para envolver e de descobrir as habilidades de cada um. 4 – LINHA METODOLÓGICA ADOTADA: Era óbvio que submeter o discente a uma leitura de uma drama contido em um livro seria contraproducente. Em vez disso o próprio discente construiria a lógica literária diante dos termos financeiros. A aprendizagem se configuraria com base na manipulação dos conceitos no contexto literário do drama delineado. O período abarcou 2018.2 até 2019.2. Os sujeitos de pesquisa resultaram em 71 discentes efetivamente matriculados nas disciplinas 1 e 2 no turno diurno. A captura dos dados se deu por meio de artefatos documentais gerados pelos sujeitos de pesquisa donde se apropriou da técnica de análise de conteúdo. Os registros foram acondicionados em planilhas eletrônicas. O tratamento analítico se apoiou na análise de conteúdo identificando as categorias. Na validação dos dados, os mesmos foram submetidos aos pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 5 – O QUE OS ACHADOS REVELARAM? 57 discentes demonstraram robustez no domínio das terminologias apreendidas, integrando-as de forma pertinente na construção literária, implicando assim em uma alternativa a mais na aprendizagem financeira.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior