O PÓS-GRADUANDO E AS REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE
Abstract
INTRODUÇÃO – A disciplina de Estágio à Docência na pós-graduação propicia o exercício de ações de tutoria, participação em atividades integrativas entre a teoria e a prática, estimula a transposição didática, promove o conhecimento e criação de estratégias pedagógicas que auxiliem no exercício da interdisciplinaridade na aprendizagem do adulto. OBJETIVO - Avaliar de forma retrospectiva os relatos de experiência de pós-graduandos na prática docente na disciplina de imunologia aplicada à Enfermagem no 3°. semestre . METODOLOGIA - Foram examinados os relatos de experiência em docência com utilização do método de análise de conteúdo de Bardin. Os relatos foram produzidos por discentes do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Médica. Tais relatos foram elaborados durante o período de 2014 a 2019 na disciplina de Imunologia aplicada à Enfermagem no 3°. semestre. RESULTADOS - O Estágio a docência proporcionou a participação ativa dos atores envolvidos, aquisição de experiências, promoção da interdisciplinaridade, reflexão sobre a prática docente, construção de estratégias que possibilitaram a interação do conhecimento teórico-prático, a facilitação do alcance dos objetivos da disciplina e contribuindo na participação do pós-graduando na disciplina de Didática no Ensino Superior. CONCLUSÃO - A inserção do pós-graduando no contexto de sala de aula proporciona o entendimento do papel do docente como facilitador de caminhos para a construção da aprendizagem e integração de saberes.Downloads
Published
2019-01-01
Issue
Section
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
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