TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Livia Gomes Viana Meireles
  • Tassia Oliveira Ramos
  • João Felipe Bastos Franco
  • Lucas Luan de Brito Cordeiro

Resumo

As habilidades sociais podem ser definidas como um conjunto de comportamentos emitidos por um indivíduo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões de maneira adaptativa ao contexto que ocorrem em função da resolução de problemas imediatos e auxilia na minimização de problemas futuros. As habilidades sociais são de extrema importância para um melhor convívio social e saúde mental dos sujeitos. A entrada na universidade caracteriza-se como um momento em que há crescente exigência para aquisição de novas habilidades, pois o contexto acadêmico é um lugar onde há um conjunto de interações sociais de diferentes tipos, tais como: dar opiniões, responder as perguntas, expressar dificuldades. Diante dessa realidade em uma das disciplinas do curso de Educação Física, no semestre de 2019.2, foi realizado um treinamento de habilidades sociais educativas com os alunos. O objetivo foi desenvolver habilidades de comunicação, de resolução de problemas, de cooperação, habilidades empáticas, dar e receber feedbacks e lidar com críticas, entre outras. Para avaliar as habilidades sociais iniciais dos estudantes foram aplicados o Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS2) e o Questionário de Habilidades, comportamento e contextos para universitários (QHC). Nas primeiras cinco aulas os alunos compreenderam de forma teórica o conceito e histórico de estudos das habilidades sociais. Nas sete aulas seguintes foram realizados treinamentos práticos de habilidades sociais e por fim os alunos tiveram que incluir o conteúdo de habilidades sociais em planos de aula a fim de promover habilidades sociais numa aula ou treino de Educação Física. Considera-se que essa experiência foi gratificante para os alunos que identificaram de forma qualitativa uma melhora nas suas habilidades de enfrentamento, de dar e receber críticas e conseguiram melhorar a relação empática com seus alunos em locais de estágio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Docência no Ensino Superior