INTERAÇÃO COM APRENDIZES OUVINTES DE LIBRAS: DEMANDAS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS

Autores

  • Paulo Roberto Avelino de Sousa
  • Francisco Sérvulo Gomes Lima
  • Mariana Farias Lima

Resumo

No curso de Letras Libras da Universidade Federal do Ceará temos alunos surdos e ouvintes. O aprendizado da Libras é desenvolvido durante a graduação pelos alunos ouvintes, em sua maioria, já que entram no curso com pouco ou nenhum conhecimento sobre a língua. Esse processo se caracteriza como o desenvolvimento de uma língua adicional ou segunda língua. O curso oferta seis disciplinas de Libras e a partir do quinto semestre todas as aulas são em Libras, sem a mediação de intérpretes em sala de aula. Alguns alunos apresentam dificuldades no desenvolvimento da aprendizagem da Libras e esse projeto busca oportuniza um suporte para esses alunos, de modo individualizado, na realização de atividades e avaliações, como também na compreensão de materiais em Libras utilizados em sala de aula, nas mais diversas disciplinas do curso. A minha experiência de atendimento a esses alunos aconteceu nas terças e quintas-feiras. Os alunos marcam os encontros, dia e horário de atendimento na área da LIBRAS e dúvidas sobre vocabulário, prática, seminário, etc. Os alunos apresentam dificuldades em relação a vocabulário e nas construções frasais.Uma das maiores dificuldades dos alunos eram não poderem ir aos atendimentos de modo sistemático, devido ao trabalho. Os alunos relatam que às vezes pedem autorização para sair mais cedo no trabalho, mas não foi liberado para sair. Uma maneira de enfrentar tais dificuldades foi por meio das redes sociais. Os alunos aproveitam para interagir pelas redes sociais a distância e se comunicam através no Whatsapp, tive dúvidas de vocabulário, por exemplo, ou postando vídeos em Libras para discussão e análise das dificuldades na compreensão ou na sua produção em Libras. Considero essa experiência exitosa para mim que pude acompanhar o processo de aprendizagem de alunos ouvintes de perto, como também para os alunos que tiveram mais uma forma para desenvolver na Libras com um mediador surdo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

IX Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação