A CONTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE FACILITAÇÃO DAS OFICINAS DE REVISÃO TEXTUAL PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE LETRAS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir como o processo de facilitação das oficinas de revisão textual do Letras Solidárias, projeto do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), facilitadas pelos bolsistas veteranos do projeto aos bolsistas novatos durante o primeiro semestre de 2019, contribuem para a formação do estudante de licenciatura em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Logo, o trabalho justifica-se pelo fato da ação desenvolvida no projeto contribuir diretamente na carreira do profissional de Letras, visto que há lacunas relativas ao processo docente na graduação do curso. Em vista disso, as reflexões sobre esse tema fundamentam-se nos pensamentos de estudiosos acerca do processo docente, como José Carlos Libâneo (1994), Paulo Roberto Padilha (2001), Maurine Tardif (2002) e Francisco Imbernón (2010), além dos teóricos David e Roger Johnson (1998) que abordam os estudos sobre a metodologia da aprendizagem cooperativa. Assim, as oficinas ocorriam duas vezes por semana de modo presencial no Instituto Coração de Estudante, na cidade de Fortaleza, visto que havia dois grupos de novatos, além de serem ministradas por três bolsistas veteranos do projeto Letras Solidárias, sendo um facilitador na turma de terça-feira e dois no grupo de quinta. Dessa forma, eu e dois outros bolsistas planejávamos e aplicávamos as formações dos novatos com o uso da metodologia da aprendizagem cooperativa, além de elaborar feedbacks empáticos sobre as revisões deles, sendo todas essas atividades desenvolvidas com o auxílio das coordenadoras do projeto. Por fim, ajudando a suprir a carência da experiência docente, o programa PRECE e o projeto Letras Solidárias proporcionam vivências para o futuro professor por meio da aprendizagem cooperativa e solidária, pois apesar da grande importância da vertente teórica na vida do docente, sabe-se que há algumas dificuldades e inseguranças que somente podem ser supridas com a prática e a vivência em sala de aula.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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