A IMPORTÂNCIA DO USO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA PARA A INTEGRAÇÃO SOCIAL: CRIANÇAS DE BAIXA RENDA E ATIVIDADES SOCIAIS.

Autores

  • Thiago de Castro Rodrigues
  • Fernanda dos Santos Barros
  • Luan Gomes Menezes Lima
  • William Jonathan
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

Por meio dos pilares que erguem o Programa de Aprendizagem Cooperativa de células estudantis da Universidade Federal do Ceará - PACCE, o presente trabalho aborda competências importantes associadas a Projetos sociais que trabalham diretamente com a integração de crianças de baixa na renda na sociedade, sendo estas: Habilidades sociais, Interação promotora e Responsabilidade individual. O projeto social abordado ocorre na Igreja Batista Central - IBC, e trabalha com crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos que moram na comunidade do Ancuri, com atividades de interação em grupo como aulas de violão, aulas de futebol e rodas de conversa. Este trabalho busca investigar como as aulas e as trocas de aprendizado por meio do ensino humanizado (pessoas da comunidade que se voluntariam para ensinar, trocando vivências, com atividades interativas), colaboram para a reintegração social, e como a aprendizagem cooperativa se faz presente e colabora para com o processo. Assim, a pesquisa adotada fez uso de questionários para professores e alunos, perguntando de que forma os participantes conseguem identificar a implementação do cooperativismo nas atividades que exercem e como elas contribuem para a reintegração social. Como resultado, foi identificado pela grande maioria dos entrevistados o cooperativismo presente nas ações, além disso, foi demonstrado como a experiência de cooperativismo e ensino humanizado, contribui positivamente para a reintegração social dessas crianças e jovens. Ressaltando como a aprendizagem cooperativa mesmo por vezes não sendo aplicada intencionalmente, acaba como ajudando em melhores resultados no âmbito social e cultural.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa