APRENDIZAGEM EM DESENHO PARA ENGENHARIA QUIMICA DA UFC: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Resumo
A educação em Engenharia depara-se com o desafio de criar meios de transmissão de conhecimentos de forma efetiva e duradora. Com este propósito, o ensino-aprendizagem deve ser realizado de maneira envolvente, contextualizada e motivante. Este trabalho relata experiências de alunos na disciplina de Desenho para Engenharia, na qual são realizadas atividades que requerem o uso de softwares habilitados em sala e de técnicas de desenho à mão livre ensinadas, com uma metodologia que faz o uso de slides simples; uma aplicação prática através dos softwares disponíveis nos computadores da sala; e docentes sempre disponíveis para ajudar. Nós fomos estimulados a criar um projeto a partir dos conteúdos apresentados em sala, com uso de softwares; simulando fenômenos relacionados ao conteúdo do primeiro ano de Engenharia da UFC. O projeto escolhido foi hidrociclones com a intenção de entender o seu funcionamento e otimizar a eficiência na sua separação líquido-sólido através de uma variação na pressão de alimentação. O desafio na produção de hidrociclones é a medição correta do diâmetro do cilindro central para que a pressão interna do equipamento não caia bruscamente. Com isso, a atuação da pressão determina a eficiência total pois ela define o diâmetro mínimo das partículas que caem no Underflow. Quanto maior a pressão de alimentação menores são as partículas separadas, garantindo um maior poder de separação. Os recordes dos resultados mostram que o uso de uma pressão alta não é sempre indicada pois depende da função da máquina. Além disso, manter tal pressão no hidrociclone é uma tarefa cara que necessita de manutenção constante, por isso é feita uma análise para entender o processo e saber quando variar a pressão. Como considerações finais, relata-se um grande engajamento dos discentes no processo de desenvolvimento e na elaboração de materiais gráficos dos modelos expostos em vídeos, gráficos, propostos no plano de aula de fechamento do semestre.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.