APRENDIZAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA
Resumo
O exame físico e a anamnese, juntamente com as demais etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), são fundamentais na determinação dos possíveis diagnósticos de enfermagem e, consequentemente, no planejamento das ações e no melhor acompanhamento e evolução do cliente (SANTOS; VEIGA; ANDRADE, 2010). O estudante deve, "ensinar o olho a ver, o dedo a sentir e a orelha a escutar", para adquirir a aptidão necessária de obter esses dados, o que requer tempo e prática (SWARTZ, 2015). Esse estudo tem por objetivo relatar a experiência de realização de exame físico em visitas técnicas. Trata-se de um relato de experiência sobre visitas realizadas como atividade da disciplina de Semiologia do curso de Enfermagem da UFC, no meses de abril, maio e junho de 2019, com 8 pacientes internados no Hospital Universitário Walter Cantídio. Após apresentarem-se, os acadêmicos entrevistaram os pacientes a fim de coletarem dados sobre o estado geral de saúde dos mesmos, prosseguindo com a verificação dos sinais vitais e a avaliação do estado mental, de pele e anexos, de cabeça e pescoço, neurológica, cardiovascular, pulmonar e abdominal, utilizando os métodos propedêuticos. Após cada visita foi elaborado um relatório com a descrição dos achados obtidos na entrevista e exame físico. Estas práticas permitiram potencializar as habilidades dos estudantes, bem como conferir-lhes confiança e autonomia. Alguns testes não foram possíveis de serem realizados, decorrentes da condição clínica dos pacientes. O modelo de visita técnica onde se pode aplicar o conhecimento teórico sobre exame físico é de suma importância para assimilação do conteúdo para os acadêmicos. Pôde-se notar também que esses momentos são muito enriquecedores no âmbito da humanização, visto que considera-se o conforto do paciente e o entende-se como um ser holísticoPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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