FORMAÇAÕ DA GESTANTE COMO AGENTE PRINCIPAL DO SEU PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA
Resumo
INTRODUÇÃO: As atividades de educação em saúde no período do pré-natal não podem consistir apenas na transmissão de informações, e sim em uma aproximação entre profissionais e receptores do cuidado, que vise uma assistência humanizada e qualificada para que se possa chegar à promoção, à manutenção e à recuperação da saúde (ANDRADE, SANTOS, DUARTE, 2019). OBJETIVOS: Relatar a realização de uma educação em saúde com gestantes, mães de gestantes e futuros pais sobre o período gravídico-puerperal, o parto e os cuidados com o recém-nascido. METODOLOGIA: Relato de experiência acerca da ação realizada com o público alvo em uma escola localizada no bairro Serrinha. O momento foi promovido pelos membros do Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará em uma das suas atividades de extensão denominada Encontro das Gestantes, no mês de maio de 2019. RESULTADOS: No dia da ação, a Enfermeira residente em pediatria, que tinha sido convidada em momento anterior, realizou a educação em saúde falando por meio de uma exposição oral sobre temas como pré-natal, semanas de gestação, sinais do parto, direitos das mulheres, humanização do parto e cuidados com a pele do recém-nascido. Além disso, foi realizado também um espaço de troca de experiências entre as gestantes em que elas puderam relatar as vivências de estarem grávidas e um espaço de desmistificação de vários mitos que envolvem o período gravídico-puerperal. CONCLUSÃO: Foi perceptível a importância da realização de educações em saúde voltadas para as gestantes, visto que muitas delas se sentem mais seguras para tirarem suas dúvidas e compartilharem suas experiências. Além disso, muitos relatos feitos pelas mães reafirmam para nós que momentos como esses servem como instrumento de empoderamento para essas mães sobre todo o seu processo de saúde e doença e do seu filho, fazendo a mesma ser a agente principal de mudança no contexto em que vive.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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