RELATO DE UMA PROFESSORA BOLSISTA: O GÊNERO “MEME” COMO INSTRUMENTO DE ENSINO GRAMATICAL AOS ALUNOS DA CASA DE CULTURA PORTUGUESA
Resumo
Observando a crescente utilização do gênero textual “meme” em contextos virtuais, o presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma professora bolsista no que concerne ao uso de memes durante aulas de cunho gramatical da Casa de Cultura Portuguesa (UFC). Diante disso, vale salientar que parte dos alunos matriculados no referido curso preparam-se para provas de concursos. Desse modo, o ensino da língua tende a voltar-se à gramática normativa. Partindo de uma visão funcionalista, fez-se necessária a adoção de novos instrumentos que visassem articular os conceitos propostos pela gramática tradicionalista com os contextos de uso dos alunos. Considerando as comunicações virtuais como marcas do cenário atual, o método de ensino voltou-se à utilização de um dos gêneros textuais mais frequentes no contexto online dos alunos: o “meme”, o qual foi colocado como texto de análise nas atividades de aplicação dos conceitos estudados. Durante os semestres 2019.1 e 2019.2, os alunos das turmas de Português II e Português IV participaram livremente dessa experiência ao realizarem as atividades propostas pela professora e ao exemplificarem ainda mais os conceitos com outros memes de seus conhecimentos. Sendo assim, a utilização desse instrumento multissemiótico mostrou-se positiva, sendo bem recebida pelos alunos, os quais se mostram muito adaptados ao estudo formalizado dos conteúdos gramaticais. Em conclusão, o caráter cômico e habitual desse gênero textual tornou as aulas mais produtivas e abertas às intervenções dos alunos na construção crítica das noções gramaticais empregadas. Além disso, esse instrumento tornou possível trabalhar mais de uma modalidade da língua, resultando no aprimoramento da prática docente concernente à experiência como professora bolsista de língua portuguesa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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