A CLÍNICA JUNGUIANA COMO FOCO: LEITURAS COLABORATIVAS ACERCA DA PRÁTICA CLÍNICA EM PSICOLOGIA ANALÍTICA.
Resumo
O grupo de estudos sobre “Psicoterapia Junguiana” surgiu da necessidade de abordar os escritos sobre a prática clínica na abordagem de C. G. Jung após um longo percurso de aproximações em outros grupos de estudo com o referencial teórico da Psicologia Complexa. Foi utilizado como método para a execução do grupo a leitura colaborativa de obras que abordassem o contexto clínico na perspectiva da psicologia analítica, de forma que foram escolhidos os livros “Psicoterapia” e “O caminho dos sonhos”, da autora Marie Louise Von-Franz, para serem abordados ao longo do ano. Assim, no primeiro semestre, o grupo realizou a leitura do livro “Psicoterapia”, que teve como foco estudar conceitos imprescindíveis para o entendimento e atuação na clínica, como projeção, transferência, autorrealização, imaginação ativa, entre outros. No segundo semestre, o grupo realizou a leitura do livro “O caminho dos sonhos”, voltando-se a entender o método sintético ou construtivo da interpretação de sonhos proposto por Jung, que não ignora completamente a visão causal acerca dos sonhos, proposta por outros teóricos da psicologia, mas volta-se para uma compreensão finalística dos conteúdos apresentados, sendo assim o foco não o “por que?”, mas o “para que?”. Além disso, o foco do grupo foi compreender mais o método comparativo de Jung para o estudo dos conteúdos simbólicos apresentados por meio dos sonhos. O grupo realizou os objetivos inicialmente propostos de realizar a leitura completa dos livros sugeridos, além de criar um espaço de discussão no que se refere às práticas no ambiente clínico, possibilitando o aprendizado em conjunto entre estudantes em diferentes níveis acadêmicos. Contemplou, ao longo de suas atividades, 14 estudantes da graduação em Psicologia de diferentes universidades. Assim, foi possível entrar em contato com os aspectos mais importantes da teoria no que se refere à clínica junguiana e ao método de análise dos sonhos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.