SONORIDADES MÚLTIPLAS, INVESTIGAÇÃO SONORO-CÊNICA- IMAGÉTICA, FORTALEZAS.
Resumo
O Projeto Sonoridades Múltiplas trata-se de um grupo de pesquisa nascido em 2012, criado pela professora doutora Consiglia Latorre e atualmente contando também com a orientação da professora doutora Emily Daltro. No projeto trabalhamos com investigações- sonoro-cênico- imagéticas e podem participar alunos de variados cursos (Cinema, Música, Dança Teatro, entre outros). Durante o ano 2019 - período em que estivemos no projeto como bolsistas – desenvolvemos improvisações que reforçaram a interdisciplinaridade que se faz presente no grupo desde seus primórdios. Nos encontros vivenciamos jogos e propostas de improvisação livre buscando uma escuta coletiva para percebemos potencias sonoras de movimentos e vice versa, como ferramentas de criação e composição. A metodologia é a pesquisa-ação, na qual os integrantes desenvolvem a investigação conjuntamente, experenciando formas de fazer arte onde o coletivo opera como protagonista cultural e social, numa performance nascida de imagens de diversos locais da cidade, Fortalezas, com seus afetos, cartões-postais e periferias. Neste resumo apresentamos um recorte da investigação, uma das imagens, LIXO. Esta escolha se deu pelo excesso de lixo encontrado não só no perímetro urbano, como também na natureza, e nos fez refletir sobre a nossa produção individual e coletiva deste lixo e como ele é descartado. No estudo cênico e sonoro desta imagem fomos permeados por incômodos e variadas sensações e significados desta poluição. O processo de construção desta performance foi totalmente colaborativo compondo com nossos conhecimentos e experimentações em dança, teatro, música e audiovisual. Durante o período estivemos como bolsistas neste projeto, tanto na prática como na edição dos registros audiovisuais dos encontros, gerando materiais de estudo e divulgação. A experiência resultou em três apresentações abertas ao público e um enriquecimento e troca engrandecedora para nós como artistas-pesquisadores-docentes em formação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
IV Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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