CAMINHOS E DESCAMINHOS COM A SEQUÊNCIA FEDATHI PARA A CONSTRUÇÃO DA EXPERTISE DO DOCENTE FEDATHIANO
Resumo
Alguns professores, em especial aqueles que lecionam a disciplina de Matemática, tem sentido dificuldades em encontrar uma metodologia de ensino que possa guiar de forma efetiva a sua prática em sala de aula. Esses docentes, muitas vezes, tomam como método de ensino a prática de seus professores, geralmente, baseada em repetições e aplicações de exercícios. Com isso, poucas mudanças são vistas no âmbito educacional, no entanto, os discentes estão, cada vez mais, sentindo necessidade de uma aula diferente que não seja pautada na repetição, e sim na construção do conhecimento. Por esse motivo, um dos sujeitos desta pesquisa buscou conhecer uma metodologia para aplicar em suas aulas e nessa busca deparou-se com a Sequência Fedathi e passou a empregá-la no planejamento e execução de suas aulas. Ao utilizar essa metodologia de ensino em suas sessões didáticas, cometeu algumas falhas. Por isso objetivou-se com essa pesquisa conhecer o percurso docente tomado por um educador na aplicação da Sequência Fedathi, evidenciando por meio de erros e acertos, como o educador pode aplicar, com expertise, a Sequência Fedathi como metodologia de ensino. Está pesquisa está sendo realizada por meio de uma metodologia exploratória e descritiva, apresentando a postura do professor que possui expertise na aplicação dessa metodologia de ensino e comparando com um professor iniciante na utilização da Sequência Fedathi e destacando as noções elementares que favorecem uma aplicação satisfatória da Sequência Fedathi. Nessas aulas, ambos aplicaram a Sequência Fedathi, tendo como conteúdo base as Permutações Simples.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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