O ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA-ENEM: COMO ESPAÇO FORMATIVO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Francisco Arnaldo Lopes Bezerra
  • Haiani Larissa de Souza Mendes
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O estudo apresenta o Encontro Nacional de Educação Matemática-ENEM como espaço importante de formação dos professores que lecionam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O ENEM é realizado desde 1982 pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Esse evento tem sido o lócus onde os professores publicam suas pesquisas e mostram seus trabalhos nas mais diversas modalidades, nessa perspectiva, atende não só os professores (da rede básica e ensino superior), mas alunos (da graduação, pós-graduação), bem como, pesquisadores que atuam na área da pesquisa científica com foco na formação inicial e continuada. Objetiva-se analisar as contribuições do ENEM como espaço formativo da matemática na para os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, olhando os trabalhos na modalidade apresentação oral, de forma a apresentar as produções acadêmicas nas edições 2016 e 2019, pontuando quais subsídios são destacados nesses trabalhos, no que se refere às áreas do ensino da matemática presentes na BNCC, especialmente, Geometria e Probabilidade e Estatística. As análises desses trabalhos serão discutidas à luz dos teóricos como D’Ambrósio(1995), Santos(2018) e Becker (1993). A pesquisa será qualitativa, apoiada principalmente, nos pressupostos metodológicos de Lakatos (1978) e Popper (1974). Visa-se criar a partir de coleta, seleção, análise e organização dos dados, um ambiente online de busca desses trabalhos, com orientações para que professores possam usufruir desse material. Os resultados esperados compreende um banco de dados que fique acessível aos professores, bem como, as análises dos ANAIS das edições de 2016 e de 2019, no que se refere as unidades de Geometria e Probabilidade e Estatística, e contribuam efetivamente para a formação do professor pela pesquisa. Considera-se esse trabalho relevante, pois esse material organizado servirá de referencial aos professores, assim como o público geral que se interessa pela matemática dos anos iniciais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação